Bizâncio - Novidades de Outubro de 2011

23:39


Título: Uma Tampa para cada Tacho
Subtítulo: Conflitos Genéticos e Evolução
Autor: Francisco Dionísio
Colecção: Máquina do Mundo, 30
Págs.: 240
Preço: Euros 11,79 / 12,50
Divulgação científica
______________________________________________________________

Os conflitos genéticos explicam muitos factos banais do nosso dia-a-dia. Por exemplo, porque é que há sensivelmente tantos homens como mulheres? Será somente devido ao modo como os cromossomas sexuais X e Y se combinam? E o que dizer de outras espécies com diferentes modos de definir o sexo? Porque é que, frequentemente, também nestas espécies, a proporção de machos é semelhante à de fêmeas, e em particular durante o período fértil dos indivíduos dessas espécies? Outros factos também comuns na nossa vida requerem uma explicação. Por exemplo, porque é que, na nossa espécie, assistimos a tantos problemas durante a gravidez e nos partos? E, já agora, porque é que a poluição pode salvar a vida de bebés? Este livro aborda estes e outros temas que têm em comum o estabelecimento ou a resolução de conflitos ao nível dos genes.



Título: Pátria Utópica
Subtítulo: O Grupo de Genebra Revisitado
Autores: António Barreto/Ana Benavente/Eurico Figueiredo/José Medeiros Ferreira/Valentim Alexandre
Págs.: 320
Preço: Euros 14,15 / 15,00
Política
______________________________________________________________
 
Para os autores deste livro a solução foi partir. António Barreto, por estar farto de viver aqui; Ana Benavente que se casara aos 18 anos, porque não queria que o marido fosse mobilizado para a guerra colonial; Eurico Figueiredo sabia que partir do Portugal salazarista estava «marcado nos astros» e era essencial para fugir à inevitável prisão; José Medeiros Ferreira, prestes a ser mobilizado, num dos processos mais «dramáticos e até dilemáticos» da sua vida; e, Valentim Alexandre porque crescentemente considerava estar do lado errado no conflito guineense. Fizeram de Genebra a sua Pátria, mas regressaram a Portugal depois do 25 de Abril e «deram à pátria de origem o que a pátria adotiva lhes emprestara: alguma ciência, a vontade de reformar não só a política mas também a sociedade, algumas esperanças, muitas desilusões[…]»

Título: Coisas Boas que não são pecado nem são proibidas e que não engordam
Autor: João Viegas
ISBN: 978-972-53-0493-8 Código de Barras: 9 789 725 304 938
Págs.: 184
Preço: Euros 18,40 / 19,50
Cozinha
______________________________________________________________

Como cozinhar refeições saudáveis e saborosas e no final conseguir perder peso!



Título: Natureza Íntima
Autor: João Cosme
ISBN: 978-972-53-0487-7 Código de Barras: 9 789 725 304 877
Págs.: 108
Preço: Euros 16,51 / 17,50
Álbum
______________________________________________________________

As maravilhas naturais de Portugal, ao longo das estações do ano, estão bem patentes nas fotografias de João Cosme nesta Natureza Íntima, selvagem, ímpar, que urge preservar. João Cosme, fotógrafo da natureza e da vida selvagem, amplamente premiado em concursos internacionais, apresenta neste livro imagens únicas da biodiversidade de Portugal. Um património de riqueza incalculável que podemos desfrutar e cuja conservação é obrigação de todos.


Título: Cavalos Selvagens Ibéricos
Autor: Paulo Caetano
ISBN: 978-972-53-0496-9 Código de Barras: 9 789 725 304 969
Págs.: 160
Preço: Euros 25,94 / 27,50
Álbum
______________________________________________________________

Cavalos selvagens em territórios tão civilizados, modernos e alcatroados da Península Ibérica? Sim. Em pastos que são deles há milhares de anos, que foram partilhados com as tribos primitivas, de cujas lanças e emboscadas fugiam. Ainda hoje sobrevivem nos habitat mais inóspitos e agrestes, longe das objectivas dos turistas. Cavalo Galego do Monte, Sorraia, Méren, Garrano, Pottoka e Marismeños; eis o elenco de protagonistas deste livro, os seres selvagens da nossa península que o convidamos a admirar.


Isto e muito mais na Editora Bizâncio


Posts Recomendados

0 comentários:

Enviar um comentário

Posts Populares

Facebook