Espelho meu, que tipo de pele tenho eu? - Parte I

20:50

A pele é o maior órgão do nosso corpo, o único que se encontra maioritariamente exposto e que requer cuidados a duplicar. Muitas vezes negligenciado este elemento contribui para a nossa auto-estima, bem-estar, conforto e funciona como o nosso "cartão de visita". Mas, nunca é tarde para mudar hábitos e incutir rotinas.
Para ter uma aparência cuidada não é preciso desperdiçar horas e horas do nosso dia. Basta apenas adoptar algumas rotinas que posteriormente se tornam tão simples e práticas, como lavar os dentes. É um investimento que vale a pena e para toda a vida!

Para começar precisamos de saber qual o nosso tipo de pele: Normal, Oleosa, Mista, Seca, Sensível. Cada tipo de pele apresenta características diferentes e por isso mesmo, necessita de cuidados diferentes.

Pele Normal A chamada pele típica de bebé, tem uma textura suave, lisa e saudável. Os poros são praticamente imperceptíveis e o rosto não apresenta imperfeições. 
Cuidados: Utilizar um creme hidratante específico para pele normal e sem óleo. Sabonete de limpeza neutro.
Pele Oleosa Caracteriza-se pelo excesso de brilho proveniente da produção desregulada de sebo/gordura. Tendência a desenvolver espinhas e borbulhas, apresenta também poros dilatados. Este tipo de pele requer cuidados bastante específicos e continuados.
Cuidados: Utilizar um creme hidratante específico para este tipo de pele de preferência com efeito matificante e sempre com base de água e sem adição de óleos. É muito importante uma esfoliação semanal, aplicação de máscara facial à base de argila (que ajuda absorver a gordura). A limpeza da pele deve ser equilibrada, porque lavagem em excesso faz com que a pele se torne ainda mais oleosa.
Pele Mista – Este tipo de pele caracteriza-se por ser oleosa na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e nas outras áreas normal ou seca. A pele mista encontra-se num estado desregulado entre a hidratação e produção de glândulas sebáceas. 
Cuidados: Utilizar um creme hidratante com uma textura suave e tónico adstrigente na zona T.

Pele Seca – Pele que se apresenta baça, com alguma tendência a desenvolver descamação e com pouca elasticidade. Sensação de repuxamento após a utilização de água bastante quente. Tendencialmente pessoas com pele seca desenvolvem rugas mais cedo.
Cuidados: Utilizar um creme hidratante que contenha óleos, pois impedem a desidratação da pele. Evitar produtos que contenham na sua composição álcool. Apostar em máscaras hidratantes sempre que for necessário.
Pele SensívelPele bastante frágil que facilmente fica avermelhada, inflamada e irritada, pode haver manchas, coceira e ardor. É bastante sensível à utilização de certos produtos cosméticos, e apresenta uma textura fina e bastante delicada. Evitar exposição prolongada ao sol e frio.
Cuidados: Utilizar todos os produtos adequados para pele sensível, hipoalergênicos, sabonetes neutros e preferencialmente maquilhagem mineral. Não esquecer que o protector solar é importantíssimo para todos os tipos de pele.

Posts Recomendados

0 comentários:

Enviar um comentário

Posts Populares

Facebook