6 PERFUMES FEMININOS FLORAIS

23:32

Hoje continua a saga sobre perfumes, famílias olfactivas, notas, etc... Podem ver o primeiro post sobre o tema, aqui.

Neste post falarei sobre a maior família olfactiva existente: Floral. Na verdade cerca de 60% dos perfumes vendidos em todo mundo são florais. Esta família divide-se em cerca de 9 subfamílias, mas eu decidi simplificar e falar apenas nas principais. Existe desde o inicio do século XX e inspirou-se na natureza, nascendo daí perfumes chamados de soliflor, ou seja, somente uma flor. Rapidamente os perfumes tornaram-se mais complexos e vemos junções de diversas flores, os chamados buquês florais. Trata-se de uma família quase que exclusivamente feminina, podendo alguns perfumes masculinos conter notas florais também.


Vamos agora conhecer as 6 principais subfamilias:


- Floral Aldeíddado - Buquêt Floral, prolongado com notas citricas, amadeiradas, acetinadas ou frutas para os mais diversos fins. Aldeído floral fresco, cria a sensação de brisas frescas com flores como jasmim. Aldeídos florais verdes dão aos perfumes notas mais nítidas e aromas do ar livre. Aldeído floral amadeirado acrescenta os aromas de patchouli, carvalho e outros tons de madeira que sugerem calor e fundo atalcado. Exemplo: Chanel nº 5 um sucesso mundial.

- Floral Aquático - Junção de um buquêt floral acompanhado por notas marinhas e oceânicas. Sensação de frescura, ideal para os dias mais quentes. Exemplo: Acqua di Gioia.

- Floral Frutado - Apareceram por volta dos anos 90, e têm estado presentes em grande até aos dias de hoje. Esta subfamília conjuga o boquêt floral com frutas. Uma junção suave, doce e romântica. Exemplo: Zen Sun da Shisheido.

- Floral Frutado Gourmet - Juntas todos os ingredientes de cima, acrescentando algo guloso e apetecível ao perfume. Alguns exemplos de notasa gourmet: marshmallow, praliné, chocolate, mel, amêndoas, caramelo, açucar, etc... Exemplo: Lolita Lempicka.

- Floral Verde - Ao buquê floral acrescenta-se notas frescas e verdes (bergamota, limão, chá verde por exemplo). Notas revigorantes, jovens e suaves. Exemplo: Fan di Fendi

- Floral Amadeirado Almíscarado - Perfumes que adicionam ao Buquêt floral, acordes amadeirados e almíscarados, que dão mais profundidade, nuances poeirentas e calor à fragrância. Exemplo: L`eau D`Issey City Blossom

Conhecem alguma destas fragrâncias? :) 

Posts Recomendados

1 comentários

  1. Não consigo gostar no Chanel n.º5, sinto que estou a perder a o pacto secreto que todos partilham.
    Sem dúvida que os meus aromas são os Florais frutados e os verdes, tanto que o meu perfume favorito é o Blooming Bouquet da Dior.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar

Posts Populares

Facebook